Avançar para o conteúdo principal

(Temporary Backup) 24h Coruche 2019_V2

24h Coruche 2019


A ideia

O trabalho de casa

A inscrição 

A véspera 

O 24h

Pós corrida

O regresso ao quotidiano


A idea

    Ora, o meu amigo Honda falava de certos eventos como o 24h Lisboa e afins. Eu nunca tive chance de participar nestes eventos por falta de condições. Os anos passaram e fui ganhando mais recursos e melhor preparação física. Em Janeiro de 2019, os astros alinharam se: vou participar num 24h! 


O trabalho de casa

A bike

    Falta um semestre para o evento e eu não sei de nada. Calmamente comecei a olhar para a "garagem", para as bikes que eu tinha acumulado com o tempo: Canyon Nerve ESX 7.0 '08, Cannondale 29er Trail 4 '13, GT Freestyle BMX e B'Twin Hoptown 320. 

Uma bike fully, uma hard tail, uma commuting bike e uma bmx… Uma bike roda 29, outra de roda 26 e duas de rodinha 20.

A bike mais fiável seria a hard tail. Com esta decisão, comecei a focar nas peças que teria de adaptar para o evento.


O treino

    Com a Cannondale em mente, iniciei uma longa pesquisa de equipamento. Em simultâneo, eu continuei com o meu treino que era simplesmente ir para o trabalho de bike, numa rodinha 20 desdobrável. Todos os dias, quer faça sol, quer faça chuva, há 5 anos. 

Pondo o treino físico de parte, eu precisava de preparar a mente e no ano anterior eu já havia ido a Fátima 3 vezes. Estou a falar de saídas de 14 horas a pedalar, de sair de casa às 5h00, depois duma semana a trabalhar. Isto foi mais um fator que ajuda a mentalizar para o sofrimento que estava por vir.


A bike II 

    Em Fevereiro tomei a decisão de participar no evento como solo single speed, porém não entendia coisa alguma desta categoria, excepto o seu baixo orçamento. Era só uma velocidade e isso punha em pé de igualdade com os demais ciclistas. A diferença aqui era peso, idade e gear ratio. 

Em conversas com o Honda, reparei que em Coruche há questões como topografia, postos de abastecimento, logística, comidas e adversários. Lá fui fazer o trabalho de cada e anotar as participações do ano anterior: quantos eram, quais os nomes, quais as bikes, tempos gerais e por volta, quantas voltas, quais as equipas pois apesar de serem solo eles poderão estar integrados em equipas regionais, podendo assim descobrir as tendas da malta. 

Rapidamente vi que o desafio era apenas o amigo Honda e Filipe Matos, respectivamente 2° e 1° lugares. 

O número 2 tinha uma bike em titânio, roda 26 com forqueta, v-brakes, 32-16T, 23 voltas, média de 9.5km/h e privado. O  número 1 era profissional com 32-14T, 27 voltas, média de 14km/h e fazia parte da equipa Ribapedal BikeShop!

Com estes dados instaurei uma bateria de testes na Cannondale para achar a melhor mudança para mim. 


    A minha hardtail não estava em boa forma. Tinha a suspensão super degradada, os rotores estavam gastos, o selim tinha visto demasiadas primaveras e as rodas estavam cansadas. Com o meu baixo orçamento, fiz da roda traseira um tubeless do gueto. Melhor upgrade de sempre! Desmontei a roda traseira, limpei e meti fita nova. Introduzi uma câmara de ar roda 26 e de seguida cortei a mesma. Montei o pneu com muita dificuldade, injetei latex velho que havia descoberto no local de trabalho e enchi o pneu com um compressor. Não foi fácil pois o pneu tubeless ready gastou imenso latex. Foi neste momento que reparei a imensa kilometragem do pneu. Por outro lado, eu não fiquei preocupado pois iria participar como solo SS, onde não há muita exigência de tração e também faltava imenso tempo para a prova. Eu podia a qualquer momento comprar novos pneus. 


    Em março/abril comecei a ficar preocupado com o tempo a passar. Em várias saídas que fazia para o mato, reparei que a mudança número 3 era fixe em Monsanto. Estamos a falar do prato de 21T, em conjunto com o prato de 36T. Se a cena fosse mais rolante, 18 ou 17T era porreiro.

Primeiro desafio é: onde arranjar um pinhão 21T barato, corrente 8vel e qual o melhor tensor de corrente para testar isto tudo caso mude de ideias.

    Após alguma procura na net, o grosso da comunidade sugeriu o On-One Groove Armada e Doofer combo. O pinhão Groove é em Cr-Mo com 3mm no encaixe do cepo, o que é positivo pois não deixa marcas de se enterrar no cepo, em especial se este for em alumínio. O tensor Doofer é brutal porque é simples e barato. Ambos ficavam por 18 e 12 euros, respectivamente. O meu problema era que os pinhões da On-One já estiveram a 12 euros, portanto, pagar 18 euros e se calhar pode não ser aquilo. Então, virei-me para os restos e sobras de materiais da labuta e em conjunto com um colega de trabalho, comecei a projetar uma peça para aparafusar um prato de 22T. 

    Estive literalmente 8 semanas a estudar as calculadoras de mudanças. Como seria a transmissão com 36-21T, 36-22T e se fosse 32-22T? E qual a velocidade resultante @70rpm? Com esta informação comecei a ver o que eu era capaz e também o que a concorrência era capaz! Mas vamos dar um passo de cada vez porque a teoria é muito bonita.

Na vida real, o pinhão improvisado era para ser feito em 1 peça em POM. Era complicado e fez-se em 4 partes de secção variável em acrílico. Aquilo estilhaça com uma pinta mas enfim… Fusion360, procurar restos de acrílico, cortar a laser et voilà. Aparafusar e falhou. Nova versão para levar porcas de embeber M8 e pronto. Assemblar, meter umas anilhas feitas de câmara de ar para o prato de aço não ferir o acrílico, apertar com os únicos parafusos de cabeça de embeber M8 que havia na empresa e agora sim, está pronto. 

    O pinhão entrou no cepo shimano que nem uma luva, até se ouvia o ar a passar devagarinho por entre as estrias do cepo. Apertei, montei a roda e seja o que Deus quiser.

Em maio dei início aos testes e a confrontar a realidade com a teoria. Devo salientar que na 2a semana do mês já tinha recebido o tensor Doofer e a corrente de 8vel.

Comecei com os 70RPM durante o meu commuting e não é que era verdade verdadeira! 


Então, como rodas/pneus ETRTO 52-662, prato 36T e pinhão 22T:

  • @50RPM dá 11.3km/h - estimativa de cadência nas subidas
  • @60RPM dá 13.5km/h
  • @70RPM dá 15.8km/h - velocidade cruzeiro com umas 8h no lombo
  • @80RPM dá 18.0km/h
  • @90RPM dá 20.3km/h
  • @100RPM dá 22.5km/h - rolar nas zonas flat
  • @110RPM dá 24.8km/h
  • @120RPM dá 27.0km/h - dar lhe ali uns picos de aceleração
  • @130RPM dá 29.3km/h


    Ou seja, se o je consegue isto, como será no dia da prova? Tipo, 15.8km/h e 20 voltas? Ora 15.8km/h em 10 voltas dá 158km e em 20 voltas dá 316km… Por outro lado, cada volta tem aproximadamente 10km. Então, sem paragens, sem azares, eu faria 32 voltas!

E se as voltas têm 10km cada, quer dizer que na velocidade cruzeiro eu consigo fazer 40 a 45 mins por volta… Mas o Filipe Matos chegou a dar voltas de 30mins. Isto é, o #1 e #2 não pedalaram as 23 horas e não sei quantos minutos como indicado pela telemetria da prova.


    Estudei também o material de iluminação. Comprei uma luzinha no Aliexpress, por 10 euros, com dois LEDs de 5V com saída USB para ligar ao powerbank. Passei imenso tempo à procura de powerbanks baratos e leves mas não é fácil pois para ser leve, tem de ter a bateria personalizada. Se for barato, é pesada. Lá descobri um em promo no AKI. Custava 14.90 euros e tinha 10 Amperes com duas saídas USB (uma de 1A e outra de 2.1A). 

Fiz carregamentos e testei a descarga com a luz no máximo, médios e mínimos. Deu 7h, 9h30 e infinito, respectivamente.


    Nesta fase, comecei a debruçar sobre a telemetria do percurso. Começa na praça de toiros e vai direto por uns terrenos e depois passa por uma estrada penosa, sempre a subir na saída de Coruche. Tem uma curva à esquerda e agora sim, há uma subida a pé. Depois anda se aos zig zags no topo da vila até chegar à igreja e depois tem uma descida rápida e outra curva a 90 graus à esquerda, subindo uma escadaria e mais uns zig zags até ao rio e passar para o outro lado. Aqui é a zona flat até à praça de toiros. Lá procurei videos no youtube e fiquei chocado com a exigência física e a pouca tecnicidade do percurso.


    Em junho comecei a terminar as cenas que precisava na bike. Novos rotores Shimano de 7” e 6” centerlock, pads metálicas, e pouco mais. Meti o meu melhor selim, um Selle Italia XC, punhos ESI Grip Chunky e pronto. Também fui lendo várias opiniões sobre a abordagem, nutrição, mecânica e estratégias para provas de 24h. Nesta altura recebi o material de back up, caso eu achasse que a gear ratio não era ideal ou partisse: um pinhão Groove Armada de 20 e de 18T para trabalhar com um prato extra que eu tinha de 32T narrow-wide.

Comprei também várias barras energéticas da PowerBar e gel. Fiz as contas para comer uma barra por hora, logo preparei uma caixa com umas 20 barras, uns 12 gels e pastilhas isotónicas para 10L. 


A inscrição

         Fiz a cena em Abril e escolhi a opção dos pobres: paga, participa, 3 refeições quentes, duche de água fria e leva umas peúgas de brinde. Nada de jerseys e calções a condizer.


A véspera

          À medida que o dito fim de semana aproximava, eu preparei a roupa, muda de roupa, capacete, material para o duche, tenda, comida, saco cama e etc.

Uma semana antes a organização divulgou uma foto do track e altimetria.

        Altimetria 2019: dos 15 a 78m, desnível acumulado de 207m, declive máx de 24.3% e -17.4%, declive médio de 3.4% e -3.1%.

      O track foi surpresa pois foi a primeira vez que a organização decidiu inverter o sentido de circulação. Agora no sentido oposto da rotação do planeta. Mal eu sabia que isto iria favorecer me. Yeah!


        Deixei as minhas cenas e bike com o amigo Honda numa quarta ou 5a feira, para ele marcar o sítio das tendas e levantar dorsais e chips na 6a feira ao fim do dia e encontrarmos nos no sábado na estação de comboio Vila Franca de Xira.


A prova

        Levantar as 8h, pegar no camelbak grande com algumas coisas necessárias para a prova como rações de papas de aveia e manteiga de amendoim, roupa, muda de roupa e tudo para ficar confortável. 9h já estava a apanhar o comboio em Santa Apolónia. Esperei até às 11h porque o Honda atrasou-se. Enganámo-nos na saída da autoestrada e chegámos ao 12h. Estacionar em segunda fila, tirar tudo do carro e meter nas tendas. Arranjámos miraculosamente o lugar próximo da tenda e dos WCs. A bike do Honda foi montada e depois a minha ou vice-versa, porém, a minha SS tinha o pneu tubeless do gueto em baixo. Enchi o pneu com uma bomba de ligar ao isqueiro do carro e funcionou! Meter cadeado nisto tudo e faltam 20 minutos. Fomos ao LIDL que ficava a 5 minutos da tenda e compramos os viveres como coca cola normal e red bull e fajitas (para misturar com a manteiga de amendoim). A prova começou e nós estávamos de regresso e por arrumar algumas coisas e vestir.



13h20

      Tudo arrumado. Tendas fechadas. 10 gotas de óleo na corrente porque não havia mais no frasquinho. Telemóvel, 2 PowerBars e 1 gel nos bolsos do jersey, 2 pastilhas de isotónico no bidon e lá arrancámos!

O problema é que ao ponto de inicio não coincidia com a praça de toiros. Então entrámos a meio (aproximadamente ao kilómetro 6) e aparece um fiscal a explicar onde podíamos entrar mas fez nos esperar até quase todos passassem. Lá passámos debaixo da fita e, agora sim, arrancámos!


13h27 - zero voltas

        A primeira volta, ou melhor, a primeira volta e meia foi mesmo para tentar perceber o percurso. Onde podia atacar, onde eram os postos de abastecimentos, quais as partes técnicas, onde era viável comer em andamento e onde fica a tenda durante o percurso. Esta volta e meia tentei também ir a um ritmo calmo para aquecimento.


15h - 2 voltas

        Comi uma barra na subida para a igreja, uma água na igreja e começa a zona mais puxada do percurso. Foi algures aqui que deixei me guiar pelo instinto. Isto é, a SS é o que é e não dá para inventar muito. Tudo o que eram zonas que me favoreciam, eu dava o meu melhor. Tudo o que eram subidas que rebentavam comigo, eu ia a pé. Desta forma eu consegui equilibrar o esforço por volta.

Aos 6km, isto é, a primeira passagem pela tenda, parei uns minutos para ver o estado do pneu traseiro, deitar o lixo fora e comer uma aveia. Arranquei e aos 9,5km, na segunda passagem pela tenda, lembrei me de repor as PowerBar.


15h45 - 3 voltas

Com média de 45 minutos por volta, comecei a lapidar os ponto críticos da volta.

  1. Passo o check point da recta da meta e subo a rampa da praça de toiros.
  2. Descer o lancil e curva grande e larga para a direita em asfalto. Subir lancil com rampa em cimento e ligeiro gradiente positivo. Passagem pela zona das tendas.
  3. Curva a 90 graus para a esquerda com duas lombas e descida acentuada em piso de madeira.
  4. Reta de 50 metros em piso de madeira flutuante e curva a 90 graus à direita com espaço em terra batida.
  5. Reta em terra batida.
  6. Gancho à esquerda em subida acentuada (subir a correr) e 30 metros depois outro gancho à direita com transição para calçada e entrada pela passagem de peões da ponte.
  7. Reta de 75 metros com estreitamento (largura do guiador e mais uns 15cm).
  8. Transição para calçada e descida super acentuada à direita a finalizar com curva apertada à esquerda com camber (não travar)!
  9. Reta a acelerar com passagem debaixo do viaduto. 
  10. Esquerda com subida acentuada em piso de madeira (levantar a roda da frente para bater no início da rampa de moda a não perder velocidade, pois desta forma a suspensão não afunda) com transição para calçada e descer lancil.
  11. Reta de 5 metros e subir lancil com calçada e descida suave com rampa de madeira estreita a acelerar, entrando em piso tipo paralelepípedos não escorregadiços!
  12. Reta a acelerar com curva a 90 graus à direita larga, a acelerar.
  13. Reta a acelerar com curva aberta à direita em alcatrão!
  14. Curva muito aberta à esquerda em aceleração durante 400 metros e termina com esquerda larga em subida (feita na medida do possível).
  15. Subida acentuada até à igreja com curva e contra curva suaves e longas, seguida de curva mais apertada à direita com reta de 150 metros e finaliza com gancho à direita em calçada e outra reta de 50 metros.
  16. Fim de subida com chegada à igreja com miradouro e posto de abastecimento. Nota: a minha estratégia para esta subida era descansar pois é muito longa.
  17. Apanhar a garrafinha de água da mão do escuteiro, beber o máximo sem parar, atirar para o saco do lixo a garrafa de 250ml com a água que sobrasse e acelerar para a zona técnica 1.
  18. Entrar para singletrack de terra batida com descida com imensos sulcos a finalizar com curva à direita seguida duma contra curva cega. Nota: a descida é feita a travar apenas com o travão da frente. Atenção às raízes!
  19. Reta de 20 metros com curva em subida acentuada à esquerda em areia (subir a pé). Nota: atenção às raízes!
  20. Clareira enorme e feita em velocidade cruzeiro.
  21. Transição de terra batida para passeio pedindo em cimento com curva estreita a 90 graus à direita.
  22. Reta com subida suave. Ligeiros desvios e curva larga para a direita e para a esquerda em alcatrão.
  23. Outra direita e esquerda em piso degradado seguido de reta em terra batida. 20 metros depois há passagem pedonal (descer e subir lancil).
  24. Singletrack em piso compacto com curvas suaves e rápidas.
  25. BOSS FIGHT - singletrack termina em descida suave com gancho para a direita, feito em areia. Duas hipóteses: entrar rápido, bloquear a roda de trás e apenas guiar a bike para a saída; abrir tudo para a esquerda e atirar me para a direita, antes do apex e com sorte só punha um pé na areia, na saída do gancho.
  26. Reta a subir com passagem pedonal, com rampinhas, seguido de bancos de areia. Ganhar balanço para compensar a drástica perda de velocidade.
  27. Singletrack em subida suave para boss fight.
  28. BOSS FIGHT 2 - Piso compacto nivelado a entrar para gancho à esquerda em areia. Gancho a descer 1m a 1.5m com saída suave para singletrack em piso compacto. Não há margem de manobra.
  29. Curvas suaves e atenção com árvores baixas sinalizada! Baixar a cabeça.
  30. Entrada para clareira em descida rápida. Descer lancil e pedalar o máximo possível no percurso pedonal.
  31. Curva à esquerda e 200m de subida íngreme. Nota: subir a pé e chegar o mais à direita.
  32. Chegada ao topo e subir lomba com acesso a clareira.
  33. Blá, blá, blá..

    Durante a prova constatei que os meus pneus Michelin Grip'R 2.1" são fraquinhos pois onde eu fazia certas curvas a fugir, tinha imensa gente de equipas a passar por mim sem dificuldades. Como os pneus tinham 50mm de largura, os bancos de areia e zonas de brita eram um terror.

20h15 - Parei uns 30mins para comer comida na cantina. Saladinha, sopa e sobremesa.

21h30 - O amigo Honda teve de ausentar por motivos de mau estar. Eu continuei.

1h00 - Começa a vir pensamentos negativos do género: o que faço aqui, são estas as escolhas da minha vida e afins. Persisti! :)

4h00 - WC






Comentários

Mensagens populares deste blogue

GBA - parte 2

Glorioso Smart 2 com ecrã 3.2"! GBA é uma pérola! :) Descobri o mítico Fire Emblem, o primeiro da saga em US/EU e é bom. É tão bom quanto a malta tem divulgado ao longo dos anos, senão o melhor JRPG / Turn Based Strategy do GBA. É diferente do Advance Wars.Tem de ser jogado mais à defesa pois se um dos heróis morre, morre para sempre! Outro pormenor é o fato das armas terem desgaste. As lojas de itens e afins ocorrem durante a batalha e tem auto save durante a batalha (o que obriga a repetir o capitulo casso alguma coisa corra mal). Deixo algumas screen shots do final do primeiro episódio e grande parte do segundo. Só tenho umas 20h de jogo.   ...

Wembo 24h Mação

  Fui, sem esperança, para a   maratona   do ano. Era uma coisa surreal, em todos os sentidos. Sexta feira, 06 de Julho Cheguei ao lugar sexta feira um pouco antes do secretariado fechar. Recebi o dorsal e o saco vazio correspondente ao evento. A dormida e WC é no polidesportivo da escola (do outro lado da estrada) e o carro/tenda fica à beira da estrada fechada para o evento. Armei a tenda, descarreguei as caixas, saco cama e aprendi a Green Hill Zone num poste de sinalização vertical, ao lado da tenda, com o kryptonite. Já eram 22h30 da noite e deitei me. O piso era desconfortável, pois estava a dormir no passeio. À meia noite o pessoal das Bicicletas Brasil fizeram uma barulheira com o descarregar e montagem das tendas. Depois veio o sossego e os grilos. Cri, Cri. Sábado, 07 de Julho Levantei às 8h, arrastei para o balneário do polidesportivo e usei a única casa de banho. Não consegui fazer nada e voltei para a tenda. Organizei as coisas e dei um pulo ao intermache local. Os astros