Avançar para o conteúdo principal

Bike vs Transportes Públicos

CatEye: o regresso após 7 anos!
Aparentemente levo 1h30 do local de trabalho até à casa da minha namorada.

Pelos vistos levo 1h45 do local de trabalho, ir de metro até casa, mudar de roupa e pedalar até à casa da minha namorada.

Isto ainda é um pensamento distante, mas talvez, repito, talvez seja mais rápido ir de casa-trabalho e trabalho-casa de bike!
Devo salientar que de casa até ao contact center são 13.3Km e é sempre a descer. Ou seja, não transpiro muito e sempre pedalo um bocado.

Obviamente que não posso negligenciar o fator económico, por exemplo, o passe que tenho é um combinado CP-Metro no valor de 33€ (arredondado por excesso). A Sushi consome 2.1€ à hora, ou seja, tenho de ter 210€ para realizar a manutenção ao fim de 100 horas de uso.

Se eu pedalar 2h por dia, 2x 22 dias de trabalho, dá 44h, isto é, dá qualquer coisa como 92.4€ de despesas com a Sushi.

Sushi tem outro problema, ela não está otimizada para uma utilização citadina: pneus 2.5" e 2.35", 745mm de guiador, 140mm/5.5" de curso, 27 velocidades (das quais só uso 9 delas) e etc. Com um setup destes, a telemetria que tenho de trabalho-casa à noite são:
  • Tm: 00:55'25 *
  • Dst: 13.23 Km
  • Av: 14.3 Km/h
  • Mx: 39.1 Km/h
Eu acredito que adquirindo uma bike low-cost, poupo a Sushi, poupo nas despesas de manutenção.
Um bom exemplo seria uma bike com quadro em CrMo, SS (single speed), pneus slick 1.7", uns v-brakes, uns punhos em foam, selim barato, um pirilampo vermelho atrás, uma luz chumbrega à frente et voilá!
Sim, isto faz parte do percurso trabalho-casa.

* - Não esquecer que tive de ir a casa buscar a Sushi e mudar de roupa. E apanhei quase todos os semáforos vermelhos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GBA - parte 2

Glorioso Smart 2 com ecrã 3.2"! GBA é uma pérola! :) Descobri o mítico Fire Emblem, o primeiro da saga em US/EU e é bom. É tão bom quanto a malta tem divulgado ao longo dos anos, senão o melhor JRPG / Turn Based Strategy do GBA. É diferente do Advance Wars.Tem de ser jogado mais à defesa pois se um dos heróis morre, morre para sempre! Outro pormenor é o fato das armas terem desgaste. As lojas de itens e afins ocorrem durante a batalha e tem auto save durante a batalha (o que obriga a repetir o capitulo casso alguma coisa corra mal). Deixo algumas screen shots do final do primeiro episódio e grande parte do segundo. Só tenho umas 20h de jogo.   ...

Wembo 24h Mação

  Fui, sem esperança, para a   maratona   do ano. Era uma coisa surreal, em todos os sentidos. Sexta feira, 06 de Julho Cheguei ao lugar sexta feira um pouco antes do secretariado fechar. Recebi o dorsal e o saco vazio correspondente ao evento. A dormida e WC é no polidesportivo da escola (do outro lado da estrada) e o carro/tenda fica à beira da estrada fechada para o evento. Armei a tenda, descarreguei as caixas, saco cama e aprendi a Green Hill Zone num poste de sinalização vertical, ao lado da tenda, com o kryptonite. Já eram 22h30 da noite e deitei me. O piso era desconfortável, pois estava a dormir no passeio. À meia noite o pessoal das Bicicletas Brasil fizeram uma barulheira com o descarregar e montagem das tendas. Depois veio o sossego e os grilos. Cri, Cri. Sábado, 07 de Julho Levantei às 8h, arrastei para o balneário do polidesportivo e usei a única casa de banho. Não consegui fazer nada e voltei para a tenda. Organizei as coisas e dei um pulo ao intermache local. Os astros

(Temporary Backup) 24h Coruche 2019_V2

24h Coruche 2019 A ideia O trabalho de casa A inscrição  A véspera  O 24h Pós corrida O regresso ao quotidiano A idea      Ora, o meu amigo Honda falava de certos eventos como o 24h Lisboa e afins. Eu nunca tive chance de participar nestes eventos por falta de condições. Os anos passaram e fui ganhando mais recursos e melhor preparação física. Em Janeiro de 2019, os astros alinharam se: vou participar num 24h!  O trabalho de casa A bike      Falta um semestre para o evento e eu não sei de nada. Calmamente comecei a olhar para a "garagem", para as bikes que eu tinha acumulado com o tempo: Canyon Nerve ESX 7.0 '08, Cannondale 29er Trail 4 '13, GT Freestyle BMX e B'Twin Hoptown 320.  Uma bike fully , uma hard tail , uma commuting bike e uma bmx … Uma bike roda 29, outra de roda 26 e duas de rodinha 20. A bike mais fiável seria a hard tail . Com esta decisão, comecei a focar nas peças que teria de adaptar para o evento.