鮨™: Canyon Nerve ESX 7.0 SE '08 com rodas DT Swiss E2200
Stan's NoTubes FR kit
Desde '98 que faço btt em Portugal, mas a coisa tornou-se mais séria a partir de '00 e sempre fiel a pneus tubetype. Volta e meia tenho grandes despesas nesta área, porém, ao contrário da cultura popular, a minha maior despesa era em câmaras de ar.
Como já havia dito noutro tópico, eu comprava um pneu por 35€ e gastava outros 35€ em câmaras de ar, remendos, mucos, fitas e deslocações. Sim, deslocações pois eu moro a 2.4km da loja de bikes mais próxima de mim e as alternativas não abundam: a pé, de carro, de transportes públicos. A pé é uma perda de tempo, de carro é preciso ter um carro e de transportes o preço do bilhete da TST é um bocadinho caro pois ir e vir é preço de 1.27 câmaras de ar mais o tempo que se perde à espera do bus.
Achei que estava na altura de ir para o que se faz de melhor em termos pneumáticos: Tubeless! O chato é que o tubeless não é para todos, isto é, requer um investimento inicial bastante elevado como aros e pneus estanques, mas o principal é o conjunto pneu/aro ficar selado.
Ora, Sushi usa rodas DT Swiss E2200 e a DT defende o uso de 'flap' no aro, pois o aro UST não é mais resistente e dá mais trabalho de montar que um aro normal, além do flap ser mais barato.. Solução? Comprar um Kit tubeless ou fazer o vulgo gueto tubeless.
NoTubes na garagem:
Talvez a forma mais simples de ilustrar a montagem do tubeless da NoTubes é saber quanto tempo eu levo ir dos zero aos 40km/h com o tubeless na Sushi. Não foi fácil! Foi um record no meu fórum: BTTribo.
Go!
00:02
Aceder a um terminal de interweb e começar a pesquisar os demais líquidos e kits tubeless do mercado.
02:56
Há muita coisa e a muitos preços. Começar por ver as marcas que dão para pneus e aros largos.
3:20
Gostei da NoTubes, uma vez que Caffelatex não estava disponível. Começar por virar o site do avesso e subscrever o canal NoTubes do YouTube.
6:27
Pesquisar novamente preços, em particular, quem vende o kit FR mais barato ou se compensa comprar as peças à parte.
78:42
Está decidido! O melhor sítio é (era) o ActionSports porque apesar do elevado valor dos portes de envio, eles também têm (tinham) material da Lezyne, Topeak e Continental que me interessa.
410:21
Já chegou o material.
413:43
Foi muito difícil montar o primeiro flap. Portanto, montar e endireitar o flap de maneira uniforme, pois durante 3 horas e vinte e tal minutos pensei que tivesse comprado o kit errado.
413:58
Tinha a prática do primeiro flap...
415:10
Desisti de dar à bomba de oficina.
415:30
Acabei por ir à Repsol encher os pneus.
426:05
Esvaziei os pneus, meti o muco através da válvula schrader e consegui, à primeira tentativa, encher os pneus. Chocalhei as duas rodas e montei-as no possante cru!
426:40
E pronto, conquistei os 40km/h em asfalto em escassos segundos.... Quero dizer, conquistei o desafio em pouco mais de 17 dias.
Juntamente com o Kit, comprei o injector - a seringa - que torna todo o processo de remodelação de latex fácil e rápido. À vista desarmada, parece dinheiro mal dado por uma seringa de sólidos, porém, este injector trás um tubo de aquário com um adaptador que enrosca na válvula schrader e um saca picos ou saca pipos para remover o miolo da válvula, o que é muito jeitoso.
NoTubes no mato:
Recentemente passei a usar pneus tubeless e furar é um fenómeno raro, mas tão raro que posso ilustrar a situação da seguinte forma: os planetas tinha de estar alinhados de uma certa e determinada disposição cósmica, os animais tinham de fugir como soubessem que algo de errado fosse acontecer e, caso o Spock tivesse que computar as hipóteses, diria algo do género - I've never computed them, Captain.
Como eu estava dizendo, furar é tão raro que quando tal acontece, eu não sei o fazer. Ou seja, depois do alerta sonoro - que sugere uma descompressão -, esqueço-me sempre de apontar o furo para o chão, porque apontar o furo para qualquer outra direcção só faz é espirrar algum muco como se fosse uma ventosidade ruidosa anal com estilhaços. Portanto, o constrangimento resolve-se em poucos segundos, apontado o pneu na direcção certa.
Só de pensar daquele tempo das trevas em que furava nos passeios com os amiguinhos mais prós... Era tão mau para a minha autoestima.
Parava o grupo, retirava a roda em questão, tirava o ferramental ordinário polimérico (quando todos tinham desmontas de metal incorporados na multi-ferramenta xpto importado) e substituia a réles câmara de ar.
Se acham que isto é ruim, imaginem esta desagradável situação à noite, onde os amiguinhos mais prós usam os tais desmontas de metal incorporados na multi-ferramenta xpto importada que reflectem a luz, tornando a operação mais fácil...
Felizmente, estes tempos da idade média terminaram! Já estava cansado de escutar os grilos à noite: cri, cri, cri, cri.
Vendo bem a coisa, com NoTubes, o ferramental para substituir a câmara de ar torna-se obsoleto. Poupo peso e poupo tempo! A coisa só fica preta quando acontece rasgão superior a 5mm. Nem sei como é que as pessoas fazem quando usam aqueles pneus tubeless ready, uma vez que a carcaça por dentro não tem butyl.
Se eu não soubesse que tinha NoTubes, eu nunca iria aperceber dum muco dentro dos pneus. É imperceptível, mesmo sob mudanças drásticas de inércia!
Dantes, eu sabia se estava a abusar violentamente das rodas ou não, no entanto, os snake-bites terminaram. Mais do que nunca os pneus fazem aquilo devem fazer: amortecer e garantir o contacto com as irregularidades do piso a qualquer custo.
Conclusão:
Eu adorei este sistema, todavia, ele tem um lado negro. Por exemplo:
Eu recomendo Notubes, caso CaffeLatex não esteja disponível.
Eis o bom e velho esquemático:
1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende
Positivo:
* Funciona!
* Poupa muito dinheiro a médio/longo prazo
Negativo:
* Elevado custo inicial
Stan's NoTubes FR kit
- ±59.90€
- 2x Freeride Rim Strips
- 1x Tire Sealant - Quart (32 fl oz) 1x Tire Sealant Injector / Applicator (8€ à parte)
- 1x Stan's Rim Tape 10yd x 21mm
- 1x Sticker/decal
- Latex
- <1% de amoníaco
- Liquid will not burn. Dried material will burn with black smoke
"...daí ser uma solução à procura de problemas!"
Lembram-se daquele filme de 1979 onde Ash - a entidade paternal da tripulação - leva com um extintor na cabeça? Com NoTubes, a experiência é semelhante. |
Desde '98 que faço btt em Portugal, mas a coisa tornou-se mais séria a partir de '00 e sempre fiel a pneus tubetype. Volta e meia tenho grandes despesas nesta área, porém, ao contrário da cultura popular, a minha maior despesa era em câmaras de ar.
Como já havia dito noutro tópico, eu comprava um pneu por 35€ e gastava outros 35€ em câmaras de ar, remendos, mucos, fitas e deslocações. Sim, deslocações pois eu moro a 2.4km da loja de bikes mais próxima de mim e as alternativas não abundam: a pé, de carro, de transportes públicos. A pé é uma perda de tempo, de carro é preciso ter um carro e de transportes o preço do bilhete da TST é um bocadinho caro pois ir e vir é preço de 1.27 câmaras de ar mais o tempo que se perde à espera do bus.
Achei que estava na altura de ir para o que se faz de melhor em termos pneumáticos: Tubeless! O chato é que o tubeless não é para todos, isto é, requer um investimento inicial bastante elevado como aros e pneus estanques, mas o principal é o conjunto pneu/aro ficar selado.
Ora, Sushi usa rodas DT Swiss E2200 e a DT defende o uso de 'flap' no aro, pois o aro UST não é mais resistente e dá mais trabalho de montar que um aro normal, além do flap ser mais barato.. Solução? Comprar um Kit tubeless ou fazer o vulgo gueto tubeless.
NoTubes na garagem:
Talvez a forma mais simples de ilustrar a montagem do tubeless da NoTubes é saber quanto tempo eu levo ir dos zero aos 40km/h com o tubeless na Sushi. Não foi fácil! Foi um record no meu fórum: BTTribo.
Go!
00:02
Aceder a um terminal de interweb e começar a pesquisar os demais líquidos e kits tubeless do mercado.
02:56
Há muita coisa e a muitos preços. Começar por ver as marcas que dão para pneus e aros largos.
3:20
Gostei da NoTubes, uma vez que Caffelatex não estava disponível. Começar por virar o site do avesso e subscrever o canal NoTubes do YouTube.
Finalmente! Tenho o futuro na minha mão. |
6:27
Pesquisar novamente preços, em particular, quem vende o kit FR mais barato ou se compensa comprar as peças à parte.
78:42
Está decidido! O melhor sítio é (era) o ActionSports porque apesar do elevado valor dos portes de envio, eles também têm (tinham) material da Lezyne, Topeak e Continental que me interessa.
410:21
Já chegou o material.
413:43
Foi muito difícil montar o primeiro flap. Portanto, montar e endireitar o flap de maneira uniforme, pois durante 3 horas e vinte e tal minutos pensei que tivesse comprado o kit errado.
413:58
Tinha a prática do primeiro flap...
415:10
Desisti de dar à bomba de oficina.
415:30
Acabei por ir à Repsol encher os pneus.
Nota: nunca fazer isto sem lubrificante - água e sabão. |
426:05
Esvaziei os pneus, meti o muco através da válvula schrader e consegui, à primeira tentativa, encher os pneus. Chocalhei as duas rodas e montei-as no possante cru!
426:40
E pronto, conquistei os 40km/h em asfalto em escassos segundos.... Quero dizer, conquistei o desafio em pouco mais de 17 dias.
Juntamente com o Kit, comprei o injector - a seringa - que torna todo o processo de remodelação de latex fácil e rápido. À vista desarmada, parece dinheiro mal dado por uma seringa de sólidos, porém, este injector trás um tubo de aquário com um adaptador que enrosca na válvula schrader e um saca picos ou saca pipos para remover o miolo da válvula, o que é muito jeitoso.
Isto nunca me aconteceu, mas a MBR amaricanha diz que acontece... |
NoTubes no mato:
Recentemente passei a usar pneus tubeless e furar é um fenómeno raro, mas tão raro que posso ilustrar a situação da seguinte forma: os planetas tinha de estar alinhados de uma certa e determinada disposição cósmica, os animais tinham de fugir como soubessem que algo de errado fosse acontecer e, caso o Spock tivesse que computar as hipóteses, diria algo do género - I've never computed them, Captain.
Como eu estava dizendo, furar é tão raro que quando tal acontece, eu não sei o fazer. Ou seja, depois do alerta sonoro - que sugere uma descompressão -, esqueço-me sempre de apontar o furo para o chão, porque apontar o furo para qualquer outra direcção só faz é espirrar algum muco como se fosse uma ventosidade ruidosa anal com estilhaços. Portanto, o constrangimento resolve-se em poucos segundos, apontado o pneu na direcção certa.
Só de pensar daquele tempo das trevas em que furava nos passeios com os amiguinhos mais prós... Era tão mau para a minha autoestima.
Parava o grupo, retirava a roda em questão, tirava o ferramental ordinário polimérico (quando todos tinham desmontas de metal incorporados na multi-ferramenta xpto importado) e substituia a réles câmara de ar.
Se acham que isto é ruim, imaginem esta desagradável situação à noite, onde os amiguinhos mais prós usam os tais desmontas de metal incorporados na multi-ferramenta xpto importada que reflectem a luz, tornando a operação mais fácil...
Felizmente, estes tempos da idade média terminaram! Já estava cansado de escutar os grilos à noite: cri, cri, cri, cri.
Vendo bem a coisa, com NoTubes, o ferramental para substituir a câmara de ar torna-se obsoleto. Poupo peso e poupo tempo! A coisa só fica preta quando acontece rasgão superior a 5mm. Nem sei como é que as pessoas fazem quando usam aqueles pneus tubeless ready, uma vez que a carcaça por dentro não tem butyl.
Se eu não soubesse que tinha NoTubes, eu nunca iria aperceber dum muco dentro dos pneus. É imperceptível, mesmo sob mudanças drásticas de inércia!
Dantes, eu sabia se estava a abusar violentamente das rodas ou não, no entanto, os snake-bites terminaram. Mais do que nunca os pneus fazem aquilo devem fazer: amortecer e garantir o contacto com as irregularidades do piso a qualquer custo.
Eu adoro os vulcanos, são muito lógicos e disciplinados. Este review nunca funcionaria com o Alf. (^_^") |
Conclusão:
Eu adorei este sistema, todavia, ele tem um lado negro. Por exemplo:
- a montagem do pneu UST é extremamente penosa.
- caso a carcaça rasgue, tenho mesmo de remendar ou pior, meter uma câmara de ar! Acreditem, meter uma câmara de ar é mesmo o último recurso, pois implica retirar o pneu, retirar o flap, meter parte do pneu, inserir a câmara de ar, meter o outro lado do pneu e dar à bomba.
- o latex só veda com pressões menores ou iguais a 40psi. Portanto, quem meter mais pressão para fazer uma sessão de estrada, pode esquecer a pressão extra.
- o fabricante alerta para a eventualidade do muco evaporar num ambiente quente, ora, eu nunca verifiquei tal desaparecimento, exceptuando o caso de pneumático furado.
Eu recomendo Notubes, caso CaffeLatex não esteja disponível.
Eis o bom e velho esquemático:
1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende
Positivo:
* Funciona!
* Poupa muito dinheiro a médio/longo prazo
Negativo:
* Elevado custo inicial
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