Avançar para o conteúdo principal

Camelbak Scudo '09

CamelBak Scudo '09:
  • 41€
  • Capacidade: 9.8L
  • Dimensões: 50.8cm x 21.5cm x 8.1cm
  • Peso: 555g s/ bexiga
  • Reservatório: 100 oz / 3 L OMEGA™ HydroTanium™
  • Edição Limitada para 2009
  • Consultar o [Preview] para ver mais dados
"Scudo é uma mochila com muitos extras mas sacrifica organização e painéis robustos a troco de peso."


Já vos falei do meu gosto folclore?


Scudo é uma edição limitada para 2009 e a Camel bak (CB) alega que este modelo é a junção de dois modelos muito populares: BlowFish e Mule. Também é verdade que já havia modelos em 2006 (Outlaw Series) com o tal espaçamento entre bolsas do Scudo mas eram pesados.


Por falar em edições especiais, sabem quantos LE 2009 há?
  • Scudo™
  • Octane™ 20+
  • M.U.L.E.™ Lightweight


Scudo na garagem:


Scudo é, basicamente, um BF mais pequenino mas permite levar coisas penduradas do lado de fora. Isto é bastante positivo. Eu falo por mim, dá-me imenso jeito levar certas coisa fora e isto foi um problema que apontei no review do estimado BF.


No entanto, nem tudo é positivo. A primeira coisa que salta à vista, e ao toque, é a fina espessura dos painéis. Com a excepção do fundo e alças, todos os painéis aparentam ser frágeis. Parece ser dum têxtil semelhante ao que tenho no meu velho Deuter com 11 anos. Se assim for, isso é muito bom porque o velho Deuter já foi ao chão e tem um buraquito no tecido mas o engraçado é que ele não se alastra, nem mesmo sob alguma tensão. Há quem não se importe e há quem se preocupe mas eu não, uma vez que um fundo do Scudo parece Cordura...


Outro ponto menos bom do Scudo é a falta de organização. Eu vejo Dakine, Lezyne, Deuter e depois olho para o vazio dentro das bolsas do Scudo e fico a pensar no quão mau isto era no lançamento. Demasiado espartano para o meu gosto mas é tal e qual o meu velho BF por dentro. Isto foi no Outono / Inverno de 2009 @ 80€!
Outra cena chata é o difícil acesso à bolsa grande, tenho de dar folga às presilhas para conseguir abrir devidamente a bolsa mas este problema já vem do Mule...
Que mariquice de pega é esta? Até tenho medo de segurar a mochila, devidamente atestada, pela pega. O velho BF era mais fiável pois muitas vezes eu deixava-a pendura a pesar 5kg e nunca me deu problemas. Cá está o reforço do BF a vir ao de cima… Talvez deva cortar esta pega pois nem sequer entra na estética da mochila. Aliás, vejam como é no Mule:
Eu curto desta tira de velcro para segurar a bomba no sítio mas é algo inútil pois ao meter a bexiga, atestada, dentro da respectiva bolsa, as costas da bolsa grande fica convexa e a bomba fica naturalmente encaixada num dos extremos e nunca anda à solta. Porém, conheço bttistas que usam os seus CB sem a bexiga e é aqui que reconheço a potencial utilidade do velcro.
Ah, vejam como não tem bolsinhas ou divisórias. É saco...

O peso… Já falei no [Preview] e sinceramente não compreendo pois investigando na interweb vi BF de 2004 a 2009 pesando 800g! Será que este tempo todo o meu sofrimento com o peso do BF era psicológico?



Scudo no mato:

Fenomenal! Sento uma enorme diferença do peso nas costas.
A mochila tem um ar frágil quando comparado com o BF, parece mais vocacionada para tarefas ligeiras como saídas dominicais Maratonas e Raids que AM, FR. Por algum motivo a Camel sentiu a necessidade de criar a gama OutLaw.
Caramba! O meu BF tem diz em grande o modelo e o Scudo tem uma caganita de mosca... Ah, é mesmo uma etiqueta pequenina.

Super útil o impermeável do Scudo mas não é tudo pois esta capinha está guardada numa bolsa que se situa no fundo da mochila. É abrir, desenrolar, esticar, prender o velcro mas isto é facultativo et voilá c'est finit! É mesmo um excelente extra. ;)
Quanto às costas do Scudo, nada de novo. São frescas como o BF. Os modelos da Camel com sufixo NV é que devem ser mesmo frescos.
Scudo e M.U.L.E. de 2009


Conclusão:

No final de Maio, comprei Scudo em promoção no CRC por 41€ mas agora está a 58€ e por este preço o Scudo já não compensa, é muito caro para os extras que trás e depois da breve análise de mercado que fiz à pouco, fiquei reticente pois Dakine Session e Deuter EXP 8 são modelos que superam nos extras mas são pesados...
Acredito que qualquer bttista que nunca tenha comprado um camel (mochila de hidratação duma marca qualquer) ou que tenha um com 2 ou 3 anos prefira as marcas que referi anteriormente que a própria CB.


Não adianta, as palavras mágicas neste review são "peso", "preço", "extras"... Correcção, a palavra mágica é "LE - Edição Limitada" e realmente não há nada no mercado com 3L de H2O, 41€, ultra leve, 9.8L de capacidade e com este extra overflow cargo.
Minto! Só um LE para bater outro LE: M.U.L.E.™ Lightweight, a maior surpresa de Julho 2009! Há um breve artigo sobre isso aqui.


Recomendo a gama LE da CB, ele cumpre aquilo que promete: baixo peso com bexiga de 3L. O preço é um pormenor à parte que irá afastar muita gente... Lá tou eu a falar do futuro quando já estamos no Outono / Inverno de 2010. Portanto, o preço foi um factor que afastou muita gente do Scudo.




Esquemático:
1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende












Positivo:

* Scudo faz jus ao título "Edição Limitada"!
* Leve!
* Bexiga e bocal da CB continuam a liderar o mercado
* Poucos extras mas interessantes


Negativo:


* Scudo é muito espartano, não esperem nenhum Case Logic!
* Quando saiu, o preço era péssimo e mais valia ver um Lobo, BlowFish ou M.U.L.E. (Outono/Inverno de 2008/2009)
* Só tem duas cores opcionais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GBA - parte 2

Glorioso Smart 2 com ecrã 3.2"! GBA é uma pérola! :) Descobri o mítico Fire Emblem, o primeiro da saga em US/EU e é bom. É tão bom quanto a malta tem divulgado ao longo dos anos, senão o melhor JRPG / Turn Based Strategy do GBA. É diferente do Advance Wars.Tem de ser jogado mais à defesa pois se um dos heróis morre, morre para sempre! Outro pormenor é o fato das armas terem desgaste. As lojas de itens e afins ocorrem durante a batalha e tem auto save durante a batalha (o que obriga a repetir o capitulo casso alguma coisa corra mal). Deixo algumas screen shots do final do primeiro episódio e grande parte do segundo. Só tenho umas 20h de jogo.   ...

Wembo 24h Mação

  Fui, sem esperança, para a   maratona   do ano. Era uma coisa surreal, em todos os sentidos. Sexta feira, 06 de Julho Cheguei ao lugar sexta feira um pouco antes do secretariado fechar. Recebi o dorsal e o saco vazio correspondente ao evento. A dormida e WC é no polidesportivo da escola (do outro lado da estrada) e o carro/tenda fica à beira da estrada fechada para o evento. Armei a tenda, descarreguei as caixas, saco cama e aprendi a Green Hill Zone num poste de sinalização vertical, ao lado da tenda, com o kryptonite. Já eram 22h30 da noite e deitei me. O piso era desconfortável, pois estava a dormir no passeio. À meia noite o pessoal das Bicicletas Brasil fizeram uma barulheira com o descarregar e montagem das tendas. Depois veio o sossego e os grilos. Cri, Cri. Sábado, 07 de Julho Levantei às 8h, arrastei para o balneário do polidesportivo e usei a única casa de banho. Não consegui fazer nada e voltei para a tenda. Organizei as coisas e dei um pulo ao intermache local. Os astros

(Temporary Backup) 24h Coruche 2019_V2

24h Coruche 2019 A ideia O trabalho de casa A inscrição  A véspera  O 24h Pós corrida O regresso ao quotidiano A idea      Ora, o meu amigo Honda falava de certos eventos como o 24h Lisboa e afins. Eu nunca tive chance de participar nestes eventos por falta de condições. Os anos passaram e fui ganhando mais recursos e melhor preparação física. Em Janeiro de 2019, os astros alinharam se: vou participar num 24h!  O trabalho de casa A bike      Falta um semestre para o evento e eu não sei de nada. Calmamente comecei a olhar para a "garagem", para as bikes que eu tinha acumulado com o tempo: Canyon Nerve ESX 7.0 '08, Cannondale 29er Trail 4 '13, GT Freestyle BMX e B'Twin Hoptown 320.  Uma bike fully , uma hard tail , uma commuting bike e uma bmx … Uma bike roda 29, outra de roda 26 e duas de rodinha 20. A bike mais fiável seria a hard tail . Com esta decisão, comecei a focar nas peças que teria de adaptar para o evento.