Avançar para o conteúdo principal

13km... Isto faz-se bem a pé!

Ontem, segunda feira, um amigo meu espetou um ferro qualquer no desviador e isso empenou o LX + corrente. Isto foi em pleno nenhures. Conclusão: o moço não acreditou quando eu disse para começarmos a dar corda aos sapatos antes que ficasse escuro.

Não tou a brincar, estávamos a 13km de casa e eram 17h30. Ele baixou o selim e usou a bike como se não tivesse pedais, como fazem as crianças. Assim que chegámos ao asphalto, eu comecei a empurrar mas era tão difícil. Basicamente, a Margem Sul tem subidas curtas mas super inclinadas, o que complica empurrar um peso morto com rodas pois é um braço para empurrar, outro braço para pilotar a minha bike e muita força para pedalar em frente.

Porque tanto esforço? Bem, por motivos de confiança elevada na Sushi, eu não levei câmara de ar ou sequer bomba para encher porque tinha os "fat tyres germânicos" e como eu que este meu amigo trás sempre uma câmara de ar e uma bomba para encher... 1+1 são 2 e pronto.
Portanto, com duas câmaras de ar, é possível rebocar um irmão biciclista em apuros. Infelizmente não trouxe a dita câmara de ar e lá tive de usar a velha arte milenar do empurrar o irmão biciclista em apuros.
De salientar que esta técnica pode estragar entre zero a duas câmara de ar. A zona da válvula não fica muito boa com os esticões...

Passado uns 1000m, nós descobrimos uma alma caridosa que tinha uns 7 metros de fio telefónico para emprestar. Que sorte!

Montámos a cablagem e Sushi fez uns penosos 7km com um peso morto de 82kg aos esticões, uma vez que revelou-se difícil puxar tal peso com uma cadência constante.
Numa das subidas pus-me a pensar no limite de carga da Sushi. Para quem não sabe, o limite de carga é 120kg e eu já ocupo 110 deles, o que sobra uns 10kg para o colapso total. O que interessa é que o fio telefónico aguentou esta tensão de carga, portanto, caso depender a vossa vida num fio telefónico, força! Ele aguenta connosco!

Tandem português!

Pedalei até à Motex, que fica em Corroios. Esperámos tempos e tempos até que o mecânico arranjou um bocadinho de tempo para o meu amigo. O mecânico com duas chaves inglesas e um chave sextavada de 5mm desempenou tudo em 15min a custo zero. Foi muito fixe pois já não precisava de fazer a subida de Corroios-Feijó com 200kg. Mesmo assim, sugeri ao moço para comprar uma corrente nova. Não vale apena 10€ de corrente dar cabo duma transmissão de 150€, né?

No meio disto tudo, até me espanta como não fomos atropelados. É complicado fazer os cruzamentos a pé e do outro lado montar as bikes, esticar o fio e depois começar a pedalar com o elemento de trás em andamento.


P.S. - Acho que deveria começar a tratar os meus "amigos" pelos nomes. Ou então, tratá-los pelos nicks.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GBA - parte 2

Glorioso Smart 2 com ecrã 3.2"! GBA é uma pérola! :) Descobri o mítico Fire Emblem, o primeiro da saga em US/EU e é bom. É tão bom quanto a malta tem divulgado ao longo dos anos, senão o melhor JRPG / Turn Based Strategy do GBA. É diferente do Advance Wars.Tem de ser jogado mais à defesa pois se um dos heróis morre, morre para sempre! Outro pormenor é o fato das armas terem desgaste. As lojas de itens e afins ocorrem durante a batalha e tem auto save durante a batalha (o que obriga a repetir o capitulo casso alguma coisa corra mal). Deixo algumas screen shots do final do primeiro episódio e grande parte do segundo. Só tenho umas 20h de jogo.   ...

Wembo 24h Mação

  Fui, sem esperança, para a   maratona   do ano. Era uma coisa surreal, em todos os sentidos. Sexta feira, 06 de Julho Cheguei ao lugar sexta feira um pouco antes do secretariado fechar. Recebi o dorsal e o saco vazio correspondente ao evento. A dormida e WC é no polidesportivo da escola (do outro lado da estrada) e o carro/tenda fica à beira da estrada fechada para o evento. Armei a tenda, descarreguei as caixas, saco cama e aprendi a Green Hill Zone num poste de sinalização vertical, ao lado da tenda, com o kryptonite. Já eram 22h30 da noite e deitei me. O piso era desconfortável, pois estava a dormir no passeio. À meia noite o pessoal das Bicicletas Brasil fizeram uma barulheira com o descarregar e montagem das tendas. Depois veio o sossego e os grilos. Cri, Cri. Sábado, 07 de Julho Levantei às 8h, arrastei para o balneário do polidesportivo e usei a única casa de banho. Não consegui fazer nada e voltei para a tenda. Organizei as coisas e dei um pulo ao intermache local. Os astros

(Temporary Backup) 24h Coruche 2019_V2

24h Coruche 2019 A ideia O trabalho de casa A inscrição  A véspera  O 24h Pós corrida O regresso ao quotidiano A idea      Ora, o meu amigo Honda falava de certos eventos como o 24h Lisboa e afins. Eu nunca tive chance de participar nestes eventos por falta de condições. Os anos passaram e fui ganhando mais recursos e melhor preparação física. Em Janeiro de 2019, os astros alinharam se: vou participar num 24h!  O trabalho de casa A bike      Falta um semestre para o evento e eu não sei de nada. Calmamente comecei a olhar para a "garagem", para as bikes que eu tinha acumulado com o tempo: Canyon Nerve ESX 7.0 '08, Cannondale 29er Trail 4 '13, GT Freestyle BMX e B'Twin Hoptown 320.  Uma bike fully , uma hard tail , uma commuting bike e uma bmx … Uma bike roda 29, outra de roda 26 e duas de rodinha 20. A bike mais fiável seria a hard tail . Com esta decisão, comecei a focar nas peças que teria de adaptar para o evento.