Avançar para o conteúdo principal

Kilómetros para a perdição 12: 29er

Hi, hi!
Andava à procura duma bike em 2a mão e lá consegui comprar uma Scott!

Verde expectoração ou amarelo pistachio!
Quem me conhece sabe que tenho um ódio da marca Scott. Não pela falta de qualidade mas pelo mau racio qualidade/preço porque a minha primeira bike de todo o terreno como deve ser foi uma Scott Yecora de '96 ou '97. O quadro era alumínio 7005, tamanho L e o resto era componentes mal escolhidos. Não quero adiantar mais pois o objectivo é falar duma bike 17 anos mais recente, uma Scott Aspect 940 '13.

A bike é modesta, no entanto tem componentes bem escolhidos! O quadro é tamanho S, pequena para mim mas de certa forma acho a bike apta para trilhos agressivos. Talvez seja da altura do eixo pedaleiro em relação ao chão, 310mm, que é a mesma altura das minhas bikes de roda 26 com pneus de alto perfil. O quadro Aspect série 900 (29er) neste tamanho S possui linhas elegantes e a pintura é preta com alguns detalhes a cinza escuro e linhas amarelo esverdeado.

Lago dos patos!
Tem um avanço curto com 70mm de 5º e oversize, um guiador com 670mm mid rise e um espigão de selim de 31.6mm e um recuo de 20mm. 
Mantive o espigão, subindo 1" para lá do risco de segurança, mudei o avanço para um de 110mm com -5º e coloquei um guiador Easton EA50 685mm midrise.

Mudei os punhos Syncros pelos velhos punhos Iridiun da Canyon e idem para o selim da Scott pelo Selle Italia TransAm Gel Flow '08.

Travões e mudanças Shimano, mais concreto, um mix de Shimano Altus com qualquer coisa de marca branca Shimano. Tudo 3x9vel! Para communting é mais que suficiente. Já lá vai o tempo que tinha uns selectores "Ranger" ativados pelos polegares da marca.

Rodas Alex Rims ETRTO 622x17mm com cubo da frente Syncros e traseiro Shimano. Ambos com fixação de disco Center Lock! As rodas são fracas e flectem nas curvas e em trilhos mais exigentes mas são razoavelmente leves. Ou seja, baixo preço, baixo peso e largos o suficiente para levar pneus de ciclo cross e de estrada, respectivamente, 33c e 25c.

Nada a fazer!
Suspensão SR Suntour XCM H com 100mm de curso e bloqueio. Para compensar os 2.8kg, a mola da pré-carga é excelente para ciclistas com 80kg e outros 5kg de carga às costas. Tem a resistência q.b. para andar a partir nos trilhos mas tem pouca sensibilidade nos pequenos impactos, algo penalizador nas subidas.

Pneus: é discutível pois os Impact 2.1" com 54mm de largura são fraquinhos nas curvas. Nada de errado com a largura, apenas não são grande coisa. Para iniciação ao BTT, o tread e tipo de borracha são ok.

Enfim, o dia chegou e fui testar a bike na rua e no mato. Numa palavra: rolante! Isto é, assim que atinge a cadencia certa, a dita fluidez que tem na descida é igualmente transferida para a subida. Não, não tem a aceleração da roda 26, contudo, tem um comportamento similar duma bike de AM /Enduro em súbitas mudanças de inércia.

QR da frente abre várias vezes!
Eu achei a bike brutal para communting! Para XC/maratonas é discutível pois o peso final de 14.1kg é um absurdo, em 300km já tem folga no eixo pedaleiro, o quadro tem tubos grossos com espigão grosso que nada colabora para dar torção à bike (aumentando a tracção nas curvas e absorção das vibrações).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GBA - parte 2

Glorioso Smart 2 com ecrã 3.2"! GBA é uma pérola! :) Descobri o mítico Fire Emblem, o primeiro da saga em US/EU e é bom. É tão bom quanto a malta tem divulgado ao longo dos anos, senão o melhor JRPG / Turn Based Strategy do GBA. É diferente do Advance Wars.Tem de ser jogado mais à defesa pois se um dos heróis morre, morre para sempre! Outro pormenor é o fato das armas terem desgaste. As lojas de itens e afins ocorrem durante a batalha e tem auto save durante a batalha (o que obriga a repetir o capitulo casso alguma coisa corra mal). Deixo algumas screen shots do final do primeiro episódio e grande parte do segundo. Só tenho umas 20h de jogo.   ...

Wembo 24h Mação

  Fui, sem esperança, para a   maratona   do ano. Era uma coisa surreal, em todos os sentidos. Sexta feira, 06 de Julho Cheguei ao lugar sexta feira um pouco antes do secretariado fechar. Recebi o dorsal e o saco vazio correspondente ao evento. A dormida e WC é no polidesportivo da escola (do outro lado da estrada) e o carro/tenda fica à beira da estrada fechada para o evento. Armei a tenda, descarreguei as caixas, saco cama e aprendi a Green Hill Zone num poste de sinalização vertical, ao lado da tenda, com o kryptonite. Já eram 22h30 da noite e deitei me. O piso era desconfortável, pois estava a dormir no passeio. À meia noite o pessoal das Bicicletas Brasil fizeram uma barulheira com o descarregar e montagem das tendas. Depois veio o sossego e os grilos. Cri, Cri. Sábado, 07 de Julho Levantei às 8h, arrastei para o balneário do polidesportivo e usei a única casa de banho. Não consegui fazer nada e voltei para a tenda. Organizei as coisas e dei um pulo ao intermache local. Os astros

(Temporary Backup) 24h Coruche 2019_V2

24h Coruche 2019 A ideia O trabalho de casa A inscrição  A véspera  O 24h Pós corrida O regresso ao quotidiano A idea      Ora, o meu amigo Honda falava de certos eventos como o 24h Lisboa e afins. Eu nunca tive chance de participar nestes eventos por falta de condições. Os anos passaram e fui ganhando mais recursos e melhor preparação física. Em Janeiro de 2019, os astros alinharam se: vou participar num 24h!  O trabalho de casa A bike      Falta um semestre para o evento e eu não sei de nada. Calmamente comecei a olhar para a "garagem", para as bikes que eu tinha acumulado com o tempo: Canyon Nerve ESX 7.0 '08, Cannondale 29er Trail 4 '13, GT Freestyle BMX e B'Twin Hoptown 320.  Uma bike fully , uma hard tail , uma commuting bike e uma bmx … Uma bike roda 29, outra de roda 26 e duas de rodinha 20. A bike mais fiável seria a hard tail . Com esta decisão, comecei a focar nas peças que teria de adaptar para o evento.